A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Você acredita que funcionário feliz é mais produtivo?

Pesquisas recentes apontam que a felicidade torna as pessoas mais produtivas no trabalho. Mas como adquirir esse equilíbrio entre a carreira profissional e a saúde mental?

Hoje são vários fatores contribuindo para o adoecimento dos funcionários, as pressões diárias do trabalho, a competitividade, prazos e principalmente o medo de ser demitido. Não podemos falar da saúde do trabalhador apenas no aspecto físico, a saúde mental é fundamental nas organizações, segundo a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 35% da população trabalhadora ativa, sofre de alguma espécie de transtorno mental de maior ou menor gravidade.

O trabalho em nossa sociedade tem uma série de significados e valores, não se pode descartar a importância enorme que cada um dá ao seu trabalho, principalmente aqueles indivíduos que respiram trabalho, perfil esse preocupante nas organizações, afinal quanto mais tempo se dedica ao trabalho mais importante ele fica na vida do indivíduo.

É importante frisar que trabalhar compulsivamente é doença e isso tem se tornado muito comum nos dias de hoje, quando isso se torna patológico precisa ser tratado, as reações psíquicas podem ser desencadeadas por vários fatores; cobrança, ritmo e duração da jornada de trabalho, atrasos na remuneração, o relacionamento com os colegas e chefe, problemas pessoais, injustiças, falta de reconhecimento profissional além das condições de trabalho também representam riscos a saúde mental do trabalhador.

O sofrimento psíquico do trabalhador, ou seja, esse sentimento de inferioridade, de angustia, desânimo e desespero, podem causar as mais diversas consequências a saúde como depressão, estresse, consumo exagerado em bebida alcoólica e outras drogas mais pesadas, fadiga crônica, distúrbio de sono entre outros…

É fundamental estar atento aos sintomas que dificultam as atividades diárias do indivíduo, causando inquietude e angustia na hora de desempenhar as principais funções no ambiente profissional, até uma simples reunião com a equipe muitas vezes se torna um fardo. A busca por ajuda nesse contexto é o mais aconselhável, iniciando um tratamento com programas voltados para a redução do estresse e ansiedade, é fato que fazem parte da vida de cada um de nós, mas descontroladas se tornam um problema grave e precisa ser tratado.

Enfim, funcionário saudável e feliz reduz consideravelmente o absenteísmo, estes engajados tem melhores resultados financeiros e operacionais, além de promover um ambiente mais leve e acolhedor, afinal, assim como o trabalho pode ser fonte de prazer também pode ser fonte de sofrimento, porém é importante investigar esta segunda hipótese e investir para que a empresa se torne um ambiente favorável, que traga inúmeros benefícios a ambos sem tortura e tristeza.

É importante lembrar que antes de qualquer diagnóstico, é preciso investigar o que realmente tem causado essa tristeza, até porque pessoas infelizes na vida, não vão encontrar felicidade no trabalho e podem ser levadas a quadros de depressão grave. Portanto, procure ajuda de um especialista!

Dicas De Bem Com a Vida

  • Pensamento positivo;
  • Mantenha o equilíbrio;
  • Evite discussões desnecessárias no ambiente de trabalho;
  • Procure se especializar, desperte as aptidões que há em você;
  • Respeite as condições humanas, seja acolhedor;
  • Cuidado com o estresse;
  • Crie novos hábitos;
  • Muito cuidado com o comodismo;
  • Não tenha medo, viva a vida sem culpa, seja leve;
  • Pratique Meditação/Yoga ou Exercícios físicos;
  • Acredite mais em você;
  • Não culpe as pessoas por seus problemas;
  • Peça ajuda se sentir que não consegue lidar com o que esta acontecendo com você.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

One thought on “A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Deixe uma resposta