ACALME SUA MENTE E ADQUIRA MAIS QUALIDADE DE VIDA !!

Quando falamos em qualidade de vida não podemos esquecer da saúde física, mental e espiritual, o equilíbrio entre o lado pessoal e profissional seria perfeito, porém o que se percebe é uma enorme dificuldade de se adquirir hábitos saudáveis, as pessoas estão cada vez mais aceleradas e o que mais se ouve é “falta de tempo” “não tenho tempo para isso” “não tenho para cuidar da saúde”. Enquanto se fala da falta de tempo, o tempo continua fazendo o papel dele e a gente esquecendo de fazer o nosso!

Nesse processo acelerado onde as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas cuidar da saúde física e mental ficou em segundo plano ou se tornou inexistente, vive-se no automático, esquecendo de contemplar o belo e pequenos hábitos estão esquecidos como sorrir, cultivar as relações com os amigos e familiares, focar no equilíbrio emocional, buscar a paz interior, que em silêncio nos chama atenção, parar para ouvir realmente o que o outro quer nos dizer, acolher nossos familiares com amor, dar valor a vida! Porém no lugar de tudo isso se instala uma ansiedade que não para de crescer e trazer danos.

As pessoas estão cada dia mais ansiosas, insônia, estresse, irritação, dor no corpo, distúrbios alimentares, depressão entre outros são assuntos cada dia mais em evidência nas mídias e no nosso próprio discurso. Pare para pensar alguns minutos,há quanto tempo você não tem uma boa noite de sono? Talvez te surpreenda com a resposta.

Nosso maior desafio é estabelecer um comportamento equilibrado entre a mente e o corpo. Quando nos desequilibramos, desequilibramos nosso laboratório interior. Os problemas pessoais podem provocar crises emotivas. Tem uma famosa citação latina que gosto muito que é a expressão “mente sã corpo são” mente saudável e corpo saudável, que significa bem-estar físico e mental, mas é importante observar como estamos processando o que nos acontece de negativo.Será que estamos fazendo nossa higiene mental?

Acredito que a higiene mental contribui para fortalecer nossos pontos fracos e nos prepara para lidar melhor com nossos conflitos internos. A higiene mental é essencial para que o ser humano esteja em equilíbrio e interaja de forma saudável com outras pessoas no seu meio social. Portanto é importante pensar positivo, cuidar da autoestima, estimular a mente através de exercícios mentais, praticar exercício físico, se alimentar de forma saudável, manter relacionamentos sociais saudáveis e etc.

O corpo humano necessita de repouso e um período para o lazer, para que a mente se distraia e descanse. Distrai-se a mente com a leitura de bons livros, quando se escuta boas músicas, se assiste bons programas de TV, quando se vai ao cinema, quando há o cuidado com as plantas e animais, na boa conversa e gargalhadas com amigos,além de frequentar lugares prazerosos. Tudo isso contribui para a qualidade de vida, saúde e bem estar do indivíduo e faz bem a alma.

 DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Quebre as amarras que não te deixam ir;
  • Pense positivo sempre;
  • Seja persistente para conquistar o que deseja;
  • Aprenda com os erros dos outros;
  • Não seja inerte ao que ocorre ao seu redor;
  • Tenha hábitos saudáveis;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Cuide da sua autoestima;
  • Durma bem;
  • Sorria, não porque esta sendo filmado, mas sim por estar feliz;
  • Leia bons livros;
  • Pratique Meditação / Yoga;
  • Converse com pessoas que te fazem bem;
  • Compreenda seu problema para que possa enfrentá-lo melhor.

Mens sana in Corpore sano ! ( Mente sã num Corpo são !!! )

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta