Compaixão e amor são necessidades, não luxo!

Compaixão e amor

Compaixão e amor são necessidades, não luxo: Você sabe o que é compaixão? Você faz essa prática? Segundo o dicionário compaixão pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outra pessoa, piedade, sentimento de pesar, de tristeza causado pela tragédia alheia e que desperta a vontade de ajudar o próximo, de confortar quem padece de algum mal: papa pede compaixão pelos pobres.

Porém isso é um estado de consciência, ou seja, você precisa estar neste estado de consciência, para fazer com que essa prática seja verdadeira é preciso entrar em um estado de amor, é raro encontrar alguém que tenha esse estado de consciência do amor, infelizmente as pessoas só podem dar o que tem dentro delas e observo que estamos carentes de atos de amor e compaixão.

A humanidade tem esquecido de ajudar seus semelhantes, o despertar para um olhar afetuoso, as pessoas se preocupam em julgar, ofender e ferir sem conhecer de fato em que contexto esta vivendo aquele indivíduo, quais suas dores, seus medos, apenas julgam.

Acredito que precisamos nos conectar mais com as pessoas, conversar olho no olho, ouvir realmente o que elas querem nos dizer, e ao fazer essa conexão nos tornaremos mais humanos e quem sabe descobriremos qual é nosso verdadeiro papel nesta vida.

É fácil ter compaixão a quem amamos, conhecemos, mas ter compaixão de um desconhecido ou até mesmo a quem você considera “inimigo” é difícil, porém não impossível.

Ver sempre o lado bom é maravilhoso, mas mexer nas impurezas, no que nos causa desconforto é um processo lento e delicado, estamos tão preocupados com nossos problemas que esquecemos que o outro também tem seus problemas suas limitações.

É fato que problemas todo mundo tem, a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional, é preciso nos libertar do que nos paralisa, nos mata lentamente e nos faz encolher. Infelizmente tem pessoas extremamente resistentes, carrancudas, amargas, negativas, carentes de amor, talvez não tenham experimentado o verdadeiro amor, portanto não sabem amar e não se pode julgá-las por isso.

Enfim vamos evitar julgamentos, vamos interagir de forma saudável com outras pessoas, vamos fazer uma faxina interior e nos permitir conhecer o amor, o amor ao outro, ser bom, porque a bondade não vem sozinha, ela vem com inúmeros benefícios a quem pratica e a quem recebe, mais amor e compaixão por favor!

Acolha o outro generosamente, com amorosidade sem julgamentos, se não pode fazer algo, não julgue, não seja cruel com si e com os outros, não crie propostas de destruição para você e para as outras pessoas, a verdadeira compaixão se dá sem interesses, ou seja, você não pode ajudar ninguém por interesse, se isso acontecer, você não esta minimizando o sofrimento de ninguém, continua sendo egoísta, tentando cessar apenas suas necessidades e não as necessidades do outro.

Segundo pesquisas a compaixão fortalece nosso sistema imunológico! Pense, reflita sobre suas ações, não trate as pessoas como objeto! E vamos treinar nossas crianças a terem compaixão!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Olhe as pessoas com mais amor e sem julgamentos;
  • Se não pode ajudar, não julgue;
  • Ouça o que o outro tem a dizer;
  • Agradeça todos os dias por estar vivo;
  • Seja humilde, você não é o centro das atenções;
  • Aprenda com os erros dos outros;
  • Não seja inerte ao que ocorre ao seu redor;
  • Se envolva em trabalhos voluntários;
  • Pratique meditação/yoga;
  • Pratique o amor, a compaixão;
  • Não culpe o universo por seus problemas;
  • Compreenda seu problema para que possa enfrentá-lo melhor.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Matriz: AV. Cláudio Protilho, N.º 365 Eliza Miranda Mall – Distrito Industrial – Manaus – Amazonas – CEP: 69077-738.

 Unidade I: Adianópolis.

 Unidade II: Vieiralves

 (92) 99127-6558

 dilza@dilzasantos.com.br

Deixe uma resposta