INSÔNIA: Noite sem fim

Os sinais da vida acelerada tem ficado mais frequente e contribuído para o adoecimento. Esses sinais se dão ao nível de ansiedade e estresse que o individuo vivi em seu cotidiano, muitas vezes detectada em níveis elevados, o que tem afetado principalmente aquela desejada noite de sono comprometendo assim a qualidade de vida das pessoas, pode se tornar mais comum com a idade, pequenos ruídos podem despertar uma pessoa idosa facilmente do que uma pessoa mais jovem. Segundo pesquisas no Brasil a insônia é um distúrbio que afeta 36,5% da população, ter uma boa noite de sono é fundamental para nossa saúde mental, além de contribuir com nosso sucesso profissional, nossa criatividade e bom humor.

Mas o que é Insônia? É a falta de sono, dificuldade prolongada e anormal para adormecer, incapacidade de dormir adequadamente, dificuldade de iniciar ou manter o sono. Essa falta do sono satisfatório tem se tornado um problema de saúde pública e criado uma série de mau hábitos um deles é a automedicação, as pessoas tem tomado remédios para dormir por conta própria e isso tem criado sérios problemas a saúde de quem o faz, esse é um comportamento inconsequente que tem se tornado comum nos dias de hoje, o acesso a internet como todos sabem tem dois lados: positivo e negativo, e neste contexto o lado negativo é a facilidade que as pessoas têm de se automedicar através das consultas virtuais, não levam em consideração a fonte de tal indicação, a confiabilidade do site em que estão pesquisando o que é um risco enorme para a saúde, principalmente se tratando dos cibercondríacos.

É fato que a insônia é um problema grave, porém a vários fatores que podem contribuir para a insônia: perda de emprego, trabalhar sobre pressão, divórcio, dívidas, estresse, perda de um ente querido, além de álcool e outras drogas. E você tem dormido pouco?  Você já percebeu que uma noite sem dormir afeta seu rendimento na empresa?  É fato que todo mundo tem seus problemas e suas particularidades, mas tudo na vida se é demais ou de menos merece uma atenção especial. Até uma ponte se ela receber mais peso além do que ela pode suportar pode ceder, assim são as pessoas, portanto é importante estar atendo aos sinais, quanto mais cedo procurar ajuda, menos sofrimento.

É importante esse alerta para a insônia não se tornar crônica, neste contexto pode afetar gravemente a memória e concentração como também contribui para elevar a ansiedade, depressão, irritabilidade, sentimento de insatisfação constante, baixo rendimento profissional, prejuízo do convívio social e aumento do risco de acidentes com veículos automotores, ao perceber esses sintomas procure ajuda!

A prevenção é uma ferramenta poderosa para o não adoecimento, busque sua qualidade de vida, leve a sério seu tratamento médico, evite consultas virtuais, se não esta conseguindo dormir é claro que tem algo comprometendo esse descanso merecido, muito cuidado com o uso exagerado de álcool, cafeína, nicotina e fármacos, eles também podem afetar seu sono.

DICAS DE BEM COM A VIDA

Desligue os aparelhos eletrônicos na hora de dormir;

– Respeite seu horário de sono;

– Cuidado com a ansiedade exagerada;

– Ruídos, temperatura inadequada também afetam o sono;

– Não leve trabalho pra cama;

– Prepare-se para dormir, relaxe;

– Coloque o celular no modo silencioso ou desligue;

– Não fique preso a seus projetos do dia seguinte;

– Não sofra por antecipação;

– Não leve trabalho pra casa;

– Sorria, converse com amigos, seja leve;

– Inspire e Expire, Respire e Relaxe!

Click no link abaixo para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click no link abaixo para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou desse artigo ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta