Inteligência emocional no ambiente de trabalho

Inteligência emocional no ambiente de trabalho

Inteligência emocional: Já foi o tempo em que apenas os conhecimentos técnicos faziam a diferença na hora de contratar um profissional ou evitaria que este fosse demitido, é fato que esses conhecimentos são muito importantes para a empresa, porém a forma como ele se relaciona com seus colegas de trabalho se torna um fator determinante na hora da decisão final.

Inteligência Emocional

Hoje muitos recrutadores relatam que tem em seu quadro aquele funcionário com um currículo rico de conhecimento e pobre no relacionamento, ou seja contrata-se o indivíduo por suas habilidades técnicas e na hora de mostrar suas habilidades em lidar com os desafios diários, lidar com a equipe de trabalho é um verdadeiro desastre, e isso tem contribuído para o índice de demissão por mau comportamento, que segundo pesquisas é o segundo maior motivo de demissão.

Sua importância

É muito importante frisar que a incapacidade de se relacionar com as pessoas ou de lidar com situações delicadas estão entre os principais fatores que prejudicam a carreira e imagem de muitos profissionais, principalmente neste novo contexto onde as empresas estão mais exigentes e a competitividade está em alta.

Muito se fala em estresse e ansiedade, conflitos emocionais, dificuldade no trabalho, salários baixos, falta de reconhecimento, enfim as reclamações não tem fim, porém fica aqui uma pergunta: O que você tem feito para isso melhorar? Você sabe realmente qual o seu papel?

A vida nos proporciona momentos de grande aprendizagem seja ela no contexto pessoal ou profissional estamos sempre aprendendo algo e quando nos permitimos a isso, as coisas ficam muito mais leves, triste é aquele indivíduo que não se permite viver o novo, não se permite ser desafiado, o comodismo muitas vezes é uma doença incurável, pelo simples fato de querer estagnar.

Mas o que é Inteligência Emocional?

Pode se dizer que Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  • Autoconhecimento emocional;
  • Controle emocional;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais).

Todos os seres humanos podem desenvolver qualquer uma dessas habilidades, o sucesso da vida profissional depende muito de como o indivíduo administra suas emoções e assim lidar com seus fantasmas internos e conhecer as emoções é mais sábio do que controlá-las, uma das ferramentas importantes neste contexto é o autoconhecimento.

O autoconhecimento é um processo que leva tempo, nem todos estão preparados a se conhecer melhor, quando o indivíduo não se permite vivenciar essa descoberta entra em conflitos com si mesmo e com o outro, o que contribui negativamente com sua imagem profissional.

Uma pessoa que vive bem com suas emoções é uma pessoa inteira, feliz e essa energia positiva contagia as pessoas que convivem com ela, a partir dessa aceitação, o mundo se torna mais leve e autopunição deixa de existir. Viver a vida com amorosidade, compaixão e respeito ao outro e a receita básica para ser feliz em qualquer contexto da vida!

Dicas de como cuidar de sua inteligencia emocional

Dicas De Bem Com a Vida

  • Permita-se conhecer melhor;
  • Mantenha o equilíbrio;
  • Evite discursões desnecessárias no ambiente de trabalho;
  • Veja as coisas com mais amorosidade;
  • Dê valor a pequenas coisas, as vezes o menos é mais;
  • Crie novos hábitos;
  • Conheça seus limites e pontos fortes;
  • Seja leve;
  • Invista profundamente na sua inteligência emocional;
  • Pratique Meditação/Yoga ou Exercícios físicos;
  • Acredite mais em você;
  • Saia do piloto automático;
  • Eleve sua autoestima.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Esclareça suas dúvidas, estamos a disposição para melhor atendê-lo sobre nossos serviços e nossa infraestrutura.

 (92) 99127-6558/3087-8618

 contato@dilzasantos.com.br

Deixe uma resposta