Mania de perseguição!

Mania de perseguição!

Mania de perseguição!: Como esta sua autoestima no momento?

Você acha que todos estão contra você? Que o mundo todo esta conspirando contra seus projetos de vida? Muito cuidado! Se você já passou ou passa varias vezes por essa sensação, de que alguém não gosta ou está rindo de você sem motivos aparentes, quem sabe você tenha um quadro de algum transtorno psicológico.

Faça o teste agora mesmo

Quando alguém tem um medo ou uma desconfiança obsessiva dos outros, seja de alguém próximo ou desconhecido e surgem aqueles pensamentos negativos a ponto de prejudicar a vida social e profissional, é necessário uma atenção rigorosa, porque isso pode indicar uma “mania de perseguição”, que dependendo da intensidade pode representar sintomas de doenças psicológicas ou de uma necessidade inconsciente de ser o centro das atenções, essa sensação de se sentir perseguido é entendida como auto referência e aparece como sintoma em diversas patologias, entre elas a esquizofrenia paranoide.

Vale ressaltar que além do comportamento persecutório, o indivíduo também pode apresentar alucinações, visuais ou auditivas.

Na verdade neste processo, acredita-se que todos estão prestando atenção em suas ações e o reprovam. Em sua grande maioria tem uma baixa autoestima e não tem autoconfiança.

Simplificando podemos dizer que mania de perseguição é a sensação que o indivíduo tem de que está sendo perseguido, monitorado, observado ou ameaçado por outras pessoas, não tem paz e tem uma sensação constante de insegurança, na verdade é algo bem comum nos dias de hoje principalmente com os recursos das redes sociais. Muitos até se limitam a não ter essas ferramentas achando que serão perseguidos. O que deve ser percebido é a intensidade deste desconforto.

É preciso ter muito cuidado para não tirar conclusões precipitadas, é extremamente necessária a investigação minuciosa de um psicólogo ou psiquiatra onde será avaliado os sintomas e fatores que desencadearam esse comportamento. O que se percebe no discurso de quem tem essa mania é sempre achar que “todos estão contra ele”, “todos tem inveja dele” ou até mesmo que ele esta sendo perseguido.

É importante frisar que todos nós temos uma consciência de como o outro nos percebe, mas quem tem mania de perseguição faz uma percepção distorcida e leva tudo para o lado pessoal.

Se as coisas não estão dando certo é porque não gostam dele, tem inveja dele, perseguem ele, ou seja a culpa esta sempre no outro e não em si.

Outra questão a ser analisada é que a intensidade com que essa mania acontece varia de uma pessoa para outra, nunca será igual. Portanto é importante avaliar em que contexto essa pessoa esta inserida, como ela tem processado os acontecimentos traumáticos na sua vida.

É extremamente importante o acompanhamento psicológico nesse processo, até porque a pessoa acha que a reclusão é a solução para evitar os comentários negativos, as desaprovações e as recriminações.

É comum observar que a vítima não se dá conta de que apresenta essa mania, acredita realmente que as pessoas estão prestando atenção nela. Portanto é importante procurar ajuda!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Não se cobre tanto;
  • Procure algo que lhe dê prazer para aliviar o estresse;
  • Cuide-se;
  • Pratique meditação / yoga;
  • Não alimente algo que não é real;
  • Não acumule tantos sentimentos que não consegue dar conta;
  • Não pense em agradar a todos;
  • Não crie tanta expectativa no outro;
  • Tente enxergar o que esta a sua volta positivamente;
  • Não tenha vergonha de procurar ajuda;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Se não consegue lidar com tudo isso, procure um psicólogo.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

 Matriz: AV. Cláudio Protilho, N.º 365 Eliza Miranda Mall – Distrito Industrial – Manaus – Amazonas – CEP: 69077-738.

 Unidade I: Adianópolis.

 Unidade II: Vieiralves

 (92) 99127-6558

 dilza@dilzasantos.com.br

3 thoughts on “Mania de perseguição!

  1. Anônimo Reply

    Eu acho que tenho essas sensações. Mas não que seja algo muito grave, mas eu tenho a plena certeza de que seja isso. Bem, todas as vezes que faço alguma coisa sem querer na escola, como por exemplo: dar uma resposta errada ao(a) professor(a), quando tropeço — mesmo que seja um “tropecinho”— ou faço algum seminário e erro alguma palavrinha de nada, sempre tenho a sensação de estar sendo julgada ou zoada (no português claro) por aquilo.

    Pode parecer coisa da minha cabeça, mas uma pessoa não julga outra por nada, né? Tropeçar todo mundo tropeça, errar uma palavra ou errar uma resposta todo mundo erra, usar roupas que não combinam muito — mesmo indiretamente — todo mundo usa. Cair todo mundo cai. Vejo isso quase todos os dias, mas ninguém faz nada. Ajuda até. Mas, por que justo COMIGO? Eu tropeço, tenho sensação de estar sendo alvo de chacota, uso uma roupa normal, tenho a sensação de estar sendo observada, falo alguma coisa, tenho a sensação de estar sendo alvo de comentários idiotas… Eu não tenho a total certeza de que seja Mania de Perseguição. Mas tenho medo de que seja mesmo.

  2. Selma Sofia Reply

    Sinceramente, eu tenho esse transtorno de me sentir constantemente perseguida por alguém é também sempre me sinto observada e as vezes fico com muito medo de estar sozinha ou em grandes grupos de pessoas, esse transtorno de me sentir perseguida acontece mais quando eum estou ou saio do banho ou quando vou dormir, melhor eu ir com um psicólogo ou psiquiatra pra me ajudar, né?

Deixe uma resposta