DESAFIOS DO PRIMEIRO EMPREGO !!!

O primeiro emprego é um processo de aprendizagem onde o candidato tem que estar atento as oportunidades dentro das organizações, ou fora delas, neste contexto o conhecimento e as habilidades adquiridas é que promovem uma visão cada vez mais profissional dentro das organizações. Outro fator fundamental é o aperfeiçoamento contínuo, que proporciona segurança e uma visão ampla do mercado e das oportunidades profissionais, além da qualificação o seu modo de agir é muito importante para os empregadores, assim como, seus planos futuros, sua criatividade, suas relações interpessoais serão sempre avaliados no ambiente de trabalho. É fato o dilema vivido por muitos jovens, principalmente na hora da temida pergunta: Você tem experiência?

Só essa pergunta já deixa o candidato tenso e isso tem que ser levado em consideração, mas nem sempre isso acontece e o candidato por sua vez fica desmotivado esse processo é um desafio diário, a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho em sua maioria provoca ansiedade, frustrações e muita insegurança, sentimentos comuns neste contexto em que o candidato busca o seu lugar ao sol, ser flexível, estar aberto para receber sugestões, conselhos e principalmente críticas é fundamental para a construção de si mesmo, ou seja, aprender a lidar com as adversidades que podem surgir no caminhar desta busca é muito importante.

Desistir jamais! Lute por seus sonhos prepare-se para enfrentar os obstáculos que fazem parte da vida, é nítido o semblante desmotivado de jovens quando recebem não, muitos pensam ser o fim, porém isso não é o fim e sim o começo, o começo de uma grande jornada e o momento de vencer as barreiras, afinal o não será ouvido sempre que for necessário, faz parte da vida, mas jamais será o fim. Outro vilão que pode comprometer o desempenho do candidato nessa busca é a ansiedade, infelizmente no cenário atual é visível a ansiedade, seja ele com ou sem experiência, as expectativas surgem descontroladamente e muitas vezes trazendo sintomas nada saudáveis, porém controle emocional é fundamental para não se frustrar e chegar à depressão.

Uma dica importante: Nunca deixe de estudar, adquira novos conhecimentos e sempre se relacione bem com todos, neste ritmo as portas jamais se fecharão! Destacando também que antes de atuar no mercado de trabalho, o candidato precisa estar ciente de suas habilidades, fazer uma pesquisa do mercado na área que pretende atuar e quais suas afinidades com a área escolhida ajudam muito nesse processo.

Ao sentar-se na frente do entrevistador fique calmo, relate suas experiências e caso você tenha realizado atividades mesmo como voluntário ou trabalho na empresa da família, na loja de um amigo, enfim, mostre ao entrevistador como esse período foi importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional, de forma que o entrevistador possa avaliar como essa experiência pode ser útil para a empresa que você esta se candidatando para a vaga de emprego e nunca fale mal da empresa anterior ou do ex-chefe.

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Aperfeiçoamento contínuo é fundamental nesse processo;
  • Evite roupas muito curtas ou decotes na sua entrevista de emprego;
  • Sapatos muito altos;
  • Sua higiene pessoal é muito importante em qualquer contexto;
  • Não exagere nos acessórios;
  • Fale apenas o necessário;
  • Não reclame da vida para o recrutador;
  • Pensamento e ações positivas sempre;
  • Ouça conselhos e críticas, sempre estará aprendendo algo com elas;
  • Não perca a oportunidade de fazer trabalhos voluntários;
  • A escolha profissional faz toda diferença em sua caminhada, pense nisso!

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta