SONHO, TERROR NOTURNO OU PESADELO ?

Muitas vezes se acorda na noite com o coração disparado após um sonho ruim, e logo se sente aliviado por ter acordado e perceber que foi apenas um pesadelo.

Em outros casos o sonho é tão bom que ao acordar se lamenta por ter sido apenas um sonho, desejando que aquele sonho se realize principalmente se sonhou que ganhou na mega sena, ou acorda-se com o grito da criança no meio da noite, que em alguns casos fala coisas incoerentes e depois volta a dormir calmamente, e no dia seguinte não lembra nada. Episódios normais, porém se constantes podem contribuir para o adoecimento do indivíduo.

Então como podemos lidar com isso? E o que são pesadelos? Pesadelo quase a metade da população tem, são sonhos ruins que despertam medo, angústia, ansiedade e trazem uma carga emocional enorme, no caso de pessoas com problemas cardíacos é grave, podendo ser fatal. Na maioria das vezes se desperta quando ele termina. Por isso é mais fácil de lembrar. Assim como os sonhos, os pesadelos acontecem na fase do sono REM.

Os pesadelos podem acontecer por vários fatores, entre eles podemos destacar, o estresse, ansiedade, problemas no trabalho, divórcio, uso de substâncias químicas ou estresse pós-traumático como: estupro, roubo, perda de um ente querido entre outros. Em crianças que sofrem abusos e bullying, o pesadelo é uma das características observadas neste processo.

É extremamente importante o acompanhamento psicológico após episódios traumáticos, a ajuda de um profissional neste contexto contribui para superar o medo instalado após o trauma e o pesadelo descrito pelo paciente é um dos sintomas a ser investigado para complementar o diagnóstico.

Sonho, Terror noturno e Pesadelo é a mesma coisa? Não, sonhos são normais todos nós sonhamos, mas nem sempre se lembra do que sonhou. Freud foi um dos grandes pesquisadores do sonho, e na sua pesquisa diz que todos os nosso desejos frustrados são liberados por nossa mente inconsciente, definindo o conteúdo do sonho, geralmente como a realização de um desejo.

O Sonho para algumas pessoas tem um conceito religioso, místico enfim sempre traz uma “mensagem” ou um “alerta”, portanto é importante respeitar as crenças de cada um neste contexto. O Terror noturno é raro pode acontecer varias noites seguidas. Acontece em sua maioria com crianças podendo começar a partir dos dois anos de vida, a criança grita, fala coisas, lembra um ataque de pânico, porém não deixa traumas, e a criança não lembra o episódio.

Diferente do pesadelo que a criança lembra com detalhes e a sensação de medo é extremamente forte, causando um desconforto na hora de dormir, o acolhimento dos pais quando a criança passa por esses episódios é fundamental para que ela se sinta protegida e perceba que tudo aquilo não foi real, foi apenas um sonho ruim, ficar ao lado da criança até ela dormir é uma ótima estratégia.

 DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Evite leituras arrepiantes ou filmes de terror antes de dormir;
  • Não leve trabalho para cama;
  • Procure ouvir uma música relaxante para ajudá-lo a relaxar;
  • Pratique meditação ou yoga;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Sorria não porque esta sendo filmado, mas sorria para a vida;
  • Respeite seu horário de descanso;
  • Evite o estresse ao extremo;
  • Evite grande quantidade de cafeína durante a noite;
  • Não usar álcool ou drogas alucinógenas;
  • Tenha paciência com a criança, ofereça um ambiente acolhedor quando ela sentir medo;
  • Cuide para que a criança não se machuque ao acordar assustada;
  • Ao observar que a criança tem pesadelos constantes procure um profissional.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta