TRANSTORNOS MENTAIS CAUSAM AFASTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Os sinais da vida acelerada tem ficado mais frequente e contribuído para o adoecimento.

Esses sinais se dão ao nível de ansiedade e estresse que o indivíduo enfrenta em seu cotidiano, muitas vezes detectada quando há uma depressão profunda. A depressão é uma das doenças que tem afetado inúmeras pessoas e afetam o desempenho profissional.

Os transtornos mentais estão em terceiro lugar como motivo de afastamento no ambiente de trabalho. É fato que o desempenho profissional dessa pessoa fica comprometido, atrasos e faltas no ambiente de trabalho são constantes.

Segundo pesquisas 5 milhões de Brasileiros tem problema de saúde mental e boa parte não sabe que tem. Dificilmente o paciente vem direto ao profissional de saúde mental, ele vai aos prontos socorros ou ao clinico com as queixas, a pressão na maioria das vezes alta, taquicardia, falta de ar características que se confundem com outras doenças.

E só após uma investigação minuciosa frente a essas queixas que se faz o encaminhamento ao psiquiatra ou psicólogo. Outra questão a ser discutida é o autodiagnostico.

Pessoas que se auto-diagnosticam são mais propensas a acreditar que têm uma doença grave, porque se concentram nos sintomas a despeito da probabilidade de uma determinada doença. Além daqueles que vivem conectado com o mundo virtual de hoje, onde o autodiagnóstico via internet é muito comum.

A vários fatores que podem contribuir para o adoecimento divida, perda de emprego, trabalhar sobre pressão, divorcio, perda de um ente querido, além de álcool e outras drogas. Você já parou para analisar o que esta causando tantos afastamentos na sua empresa?

Como anda a relação interpessoal de seus colaboradores? Já avaliou por que a produtividade daquele funcionário que nunca deu motivos para ser chamado atenção caiu?

Todos tem seus problemas e suas particularidades, mas tudo na vida se é demais quebra, até uma ponte se receber mais peso além do que ela pode suportar pode ceder, assim são as pessoas.

Às vezes o peso é tanto que fica difícil aguentar. E quanto mais se demora a perceber o problema, mais grave ele fica.

Algumas causas dos transtornos:

  • Sobrecarga e conflitos no trabalho;
  • Problemas familiares;
  • Problemas financeiros
  • Violência.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2014, 83.237 trabalhadores brasileiros foram afastados de suas funções, devido a doenças mentais e comportamentais.

No Amazonas, dos 7.304 afastamentos concedidos de janeiro a junho deste ano pelo INSS, 395 foram por transtornos mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 700 milhões de pessoas no mundo sofram com algum tipo de doença mental.

A prevenção é uma ferramenta poderosa para o não adoecimento, empresas que investem na saúde e bem estar de seus colaboradores tem muito a ganhar e pode evitar um alto índice de turnover.

O Turnover dependendo do tipo de atividade da empresa, é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. Afinal uma empresa se constrói com visão, missão, valores, objetivos, metas, e pessoas para atingi-las.

A palavra chave é: Pessoas!

A frase chave para as empresas é: Cuidar do seu maior e melhor ” patrimônio ” os Colaboradores!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Investigue o porquê tantos afastamentos ( Verifique e confirme os motivos );
  • Invista na saúde e bem estar de seus colaboradores;
  • Quando seu funcionário pedir demissão, faça uma entrevista pessoal para saber qual o motivo;
  • Melhore a comunicação interna de sua empresa;
  • Treine seus funcionários para vencer obstáculos;
  • Procure ajuda de um especialista para ajudá-lo na pesquisa de clima de sua empresa.

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

3 thoughts on “TRANSTORNOS MENTAIS CAUSAM AFASTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

  1. francineide dourado Reply

    bom dia. tema interessante e a parabenizo pela escolha do tema. Entretanto, com a mudança da legislação do trabalho, o que já era difícil, se tornará impossível: o reconhecimento de doença oriunda do processo de trabalho. não se investe mais na saúde do funcionário por este ser transformado em uma peça “descartável”. É caro investir em pessoas doentes, porém ão se investe na prevenção ao adoecimento. prova disso são o aumento nas pesquisas em adoecimento e afastamento do trabalho causados por TMC. obrigada, que vc escreva ainda mais sobre o tema.

    • Dilza Santos Post authorReply

      Gratidão por sua opinião, infelizmente a realidade é triste, porém não podemos perder a esperança que essa realidade um dia possa mudar!
      Tenho observado ações, ainda tímidas neste contexto (qualidade de vida saúde e bem estar). Passos lentos, mas não perco a esperança!

      Gratidão Francineide!

Deixe uma resposta