Vínculos familiares e sua total importância

Vínculos familiares

Vínculos familiares

Quando o assunto é família logo nos lembramos de nossos pais, avós, aquele almoço em família, onde todos falam ao mesmo tempo, com gargalhadas e muitas histórias e assim são construídos os vínculos familiares, porém em alguns lares isso não existe mais, a casa onde todos moram juntos e se tornam estranhos com seus smartphones, tabletes e celular, as refeições não são mais as mesmas, pais e filhos não interagem, não se olham ou mal se conhecem, as alegrias perdem espaço para esse mundo triste e solitário de muitas crianças e adolescentes.

Neste mundo acelerado, onde as tecnologias estão sendo usadas descontroladamente, o silêncio é sinal de perigo e o isolamento é um dos caminhos para uma tristeza que pode matar, é fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares para superar os obstáculos da vida, enfrentar o inimigo oculto que se instala silenciosamente em muitos lares, ainda há sim chance de mudar esse quadro, ainda há sim chance de quebrar as muralhas instaladas no quarto dos filhos, enquanto houver amor, fé e diálogo tudo é possível.

Sua importância

É importante não permitir que o mal se instale e destrua sua família, ore, entregue-se ao amor, valorize sua família, sua vida e ensine o mesmo a seus filhos, ensine-o a respeitar as pessoas, a cuidar do meio ambiente, a valorizar a vida dele e a vida dos outros, reforce a ética, o respeito aos mais velhos, aos animais, enfim, como dizia Içami Tiba “ Quem Ama Educa”.

Ninguém sobrevive em um mundo de conto de fadas, tudo na vida precisa de limites e limites é o que pouco se vê nesta geração de pequenos brilhantes, ou melhor de pequenos sem limites.

Certo dia estava em um restaurante e presenciei uma cena onde um casal, estava totalmente refém do filho, a criança parecia ter apenas 6 anos, ela gritava, jogava comida na mesa, xingava os pais em alto e bom som e estes totalmente refém daquela situação. Depois descobri que a criança estava fazendo birra, queria sorvete antes do almoço e claro conseguiu, depois de alguns minutos estava tomando o tal sorvete e a comida jogada na mesa.

Muitas vezes temos medo de dizer não para nossos pequenos, como se eles fossem de vidro, se ouvir um não quebra, é importante desde cedo aprender a lidar com as frustrações e saber que na vida tudo tem limite.

A família tem um papel fundamental na formação de seus pequenos, é importante ser firme, mostrar para a criança que o mundo não gira em torno dela e esses limites são importantes para seu desenvolvimento, afinal a vida não é um conto de fadas.

Dizer não, não é um bicho de sete cabeças, faz parte da educação dos pequenos é claro que é preciso entender a dinâmica de cada um, sem julgamentos, sem traumas, observando suas peculiaridades, reforço ainda mais atenção às mudanças de comportamentos dessas crianças e adolescentes, observe os sinais e salve vidas!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Quebre a rotina, faça algo divertido com sua família;
  • Crie jogos em família;
  • Programe viagens com a família;
  • Chame seus filhos para fazer um exercício físico com você;
  • Brinque de bola com seu filho;
  • Mostre interesse nas atividades que seu filho desenvolve;
  • Aproxime-se de sua família;
  • Limite-se em atender seu celular quando estiver curtindo sua família;
  • Vá à igreja, família que ora junto se fortalece;
  • Evite julgamentos;
  • Faça elogios, incentive seu filho;
  • Sorria, escute, brinque, abrace, beije, demonstre amor a sua família;

Click no link abaixo para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

http://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click no link abaixo para conhecer nossos serviços:

http://www.dilzasantos.com.br

Gostou desse artigo ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Matriz: AV. Cláudio Protilho, N.º 365 Eliza Miranda Mall – Distrito Industrial – Manaus – Amazonas – CEP: 69077-738.

 Unidade I: Adianópolis.

 Unidade II: Vieiralves

 (92) 99127-6558

 dilza@dilzasantos.com.br

Deixe uma resposta