VOLTA ÀS AULAS: LÁGRIMAS DE TODOS OS LADOS

Inicio do ano letivo e todo ano neste período o coração dos pais e dos pequenos ficam apertados, surge o medo, a insegurança, muitas vezes passada pelos pais inconscientemente aos seus filhos.

Pode parecer exagero, mas é normal provocar dor, angústia, afinal essa separação mesmo que seja por algumas horas é difícil. Até porque você acha que ele não sobreviverá longe de seus olhos. E é nesse lugar que ele vai passar a maior parte do tempo, e você precisa conter essa angústia, insegurança, medo e encorajá-lo a esse novo desafio.

Neste processo o apoio, a segurança, o diálogo com os pequenos é fundamental, a criança precisa sentir que aquele local é bom, é seguro e os pais precisam adquirir uma postura frente a esse novo desafio. Desafio para ambos neste processo, a diferença é que de um lado esta os pais e o do outro a criança. Este primeiro dia de aula é importante por trazer novos valores e traz muito choro para ambos. Afinal a criança esta saindo de sua zona de conforto e conhecendo um novo ambiente, e os pais pensam que a criança vai sofrer. O sofrimento é uma ideia da nossa mente, o choro demonstra um desconforto perante o novo, e muitas vezes os pais não sabem lidar com isso.

Esse processo de adaptação não ocorre apenas com crianças que estão entrando pela primeira vez na escola, crianças que estão mudando de escola, ou apenas mudando de ano e professor também sofrem com essa mudança. Para as crianças mudar de escola não significa apenas ir para outro colégio, mas sim mudar de amigos, de professores e principalmente de ensino, uma vez que cada escola tem um método diferente de ensinar.

Não se sinta culpada por  deixá-lo na creche tão prematuramente. Se a escolha da escolinha for bem feita, um lugar em que a mamãe sinta-se segura para deixar seu filho enquanto trabalha, onde a criança seja bem acolhida neste processo, essa primeira vez não será traumática.

Aos poucos você perceberá que este processo é importante para o desenvolvimento do seu filho e as ações aprendidas benéficas, como a convivência social, disciplina, divisão e colaboração mútua, desenvolvimento da linguagem e de conhecimento do mundo. Como também as brincadeiras entre as crianças que contribuem para acelerar o processo de socialização.

É fato que será um desafio para ambos. Mas é um grande aprendizado a todos!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Pesquise sobre a escola que deseja matricular seu filho;
  • Faça uma visita à escola verifique a estrutura e os níveis de segurança oferecidos;
  • Converse com pais que já tem filhos na escola;
  • Converse com a professora;
  • Traga a criança pela mão, porque competir com o colinho da mamãe é mais difícil;
  • Acompanhar os filhos para passar segurança;
  • Não chore na frente da criança, esse é o momento de apoio a ela;
  • Agir com tranquilidade e confiança é fundamental;
  • Não se irrite se ele não conseguiu ficar no primeiro dia, lembre-se que esse é um processo lento para algumas crianças. É preciso respeitar o tempo de cada criança;
  • Mostre a ela que isso será bom;
  • Não faça do primeiro dia de aula um trauma pra você e seu filho;
  • Observe esse acolhimento, a entrega dos professores que contribuirão para a formação de seu filho;
  • Fale com eles sobre seus novos coleguinhas, sempre o incentivando a interagir com o grupo.

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta