Covid-19, Volta às aulas e a Ansiedade dos pais

É fato que este é um momento muito delicado para escola, pais, alunos, professores e todos os profissionais nela inseridos. O medo toma conta de todos, o que gera um desconforto, proporcionando inúmeros pensamentos negativos, afinal tudo que é novo gera ansiedade e estresse, porém, tentamos não sair da curva. É importante frisar que cada indivíduo é único e não temos como medir tais sentimentos neste turbilhão de emoções que nos tira do eixo.

A pandemia nos trouxe muitos desafios e um deles é nos adaptar as novas regras, e na escola isso não é diferente, afinal o “novo normal” é um desafio universal, neste contexto trago uma atenção toda especial aos pequenos que não compreendem tantas mudanças e suas emoções, o que só diminui quando vai se criando vínculos, segurança no espaço, nas pessoas e em si mesmo. É fundamental respeitar o tempo da criança neste processo.

Para os pais nunca foi tão difícil tomar a decisão de deixar seus filhos na escola, estamos vivendo no ciclo da informação e desinformação, o excesso de informações gera pânico, e isso não é nada positivo neste recomeço. Escola e família caminham juntas, são parceiras não inimigas. É preciso montar estrategias para que esse recomeço não cause tanto sofrimento aos pais e as crianças,

Vamos tentar viver esse “novo normal” com leveza, sem pânico, passando segurança para nossos filhos, reforçando as orientações da OMS, estando afinados com a escola, unidos para o bem-estar de todos.

Dica de Bem Com a Vida

  • Converse com seu filho sobre esse momento;
  • Respeite o tempo da criança;
  • Evite excesso de informações;
  • Acolha seu filho sem julgamentos;
  • Traga mais leveza para esse processo.

Deixe uma resposta